sábado, 2 de outubro de 2010

SQLite, o pequeno notável

É pessoal, manter um blog atualizado não é fácil, então vou tentar tirar o atraso com uma série de posts contando o progresso nesse meio tempo.
Vou começar com o SQLite, que para quem não sabe, é o banco de dados implementado no Android.
Também é o mesmo banco utilizado no iPhone, e utilizado em vários lugares, como por exemplo para guardar as configurações do firefox (tanto que o firefox tem uma extensão para acessar bancos SQLite).
Como descrito no site oficial, o SQLite não é um concorrente do Oracle ou de bancos de grande porte, apenas é uma opção mais interessante do que utilizar persistência diretamente em arquivo, utilizando-se da estrutura do SQLite, já muito bem consolidada.



Os pontos interessantes do SQLite são que ele possui tipos apenas por "formalidade", com o exemplo fica um pouco mais fácil de entender: Ao criar uma coluna do tipo Integer, não é obrigatória a utilização de inteiros nessa coluna. Podemos inserir texto, datas, horas, enfim, qualquer tipo nessa coluna. Cabe ao programador utilizar este recurso de forma consciente para manter a consistência do banco.


Agora no contexto do Lhama, o meu trabalho foi adaptar o banco de dados estruturado em MySql para SQLite, e conhecer mais sobre a utilização do mesmo no Android, o que será tema do próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário